Estruturando a festa

Hoje vou começar a mostrar para vocês como comecei a me preparar para a festa de 50 anos que estou montando. No início do nosso blog eu fiz uma série de postagens com a teoria para montar uma festa, cujo o link está aqui.

Neste post eu falei sobre seis regras bem legais para organizar sua mente e montar a sua festa:

  • Orçamento: por mais sonhos, ideias e criatividade que você tenha, uma festa custa dinheiro. E prepare-se, vai custar mais do que você imagina. Logo quando for fazer a lista de compras, vá até 90% do dinheiro que você tem. Chegar nos 100% ouvi ir além é transformar uma comemoração em pesadelo;
  • Quantidade de convidados: normalmente as pessoas começam pela a lista de convidados para depois pensarem no resto. Particularmente, acho que o ideal é montar o orçamento para depois pensar em convidados. Afinal de que adianta uma festa para 1.000 pessoas, com comida faltando e sem sequer uma mesa bonita para tirar as fotos que serão a lembrança desse momento?
  • Local: o local é muito importante para decidir o tipo de decoração que você vai utilizar. Tamanho, quantidade de ambientes e estilo são essenciais para definir o que você pode usar. A mesma decoração pode ser belíssima ou breguíssima dependendo de onde é colocada;
  • Tempo: o espaço de tempo entre o início do planejamento da festa e a festa propriamente dita é muito importante. Seja realista sobre a quantidade de coisas que você conseguirá fazer no tempo que você possui. Não adianta tentar fazer sozinha comida, lembranças, enfeites se o tempo que você tem só permite escolher a roupa da festa;
  • Quem e quantos vão “embarcar” nessa com você: isso é muito importante quando a festa é sua. Imagina uma noiva montando arranjos de mesa no dia do casamento. Nesses casos o melhor é usar a criatividade e escolher uma decoração que possa ser montada previamente;
  • Bom senso: esse nem precisa explicar. Ele é necessário para tudo na vida.

Portanto, vou cumprir a partir de agora esses passos junto com vocês.

Quando falamos em orçamento, não quis dizer apenas o valor que você tem para gastar no total, até porque muitas vezes esse valor é relativo. Nas festas em que temos um bom tempo para organizar, normalmente o dinheiro que temos para gastar é o que sobrou do mês, o que sabemos, em alguns casos varia muito. A minha dica para quem vai começar a organizar uma festa e está perdida é olhar ao redor:

  • Tenho um espaço que eu possa utilizar?
  • Tenho alguma coisa em casa que posso aproveitar?
  • O que eu e as pessoas que vão “embarcar” comigo sabem fazer?

Muitas vezes vocês vão perceber que essas três respostas vão ajudar você a economizar muito. Ter um espaço é o melhor dos mundos, afinal basta uma pesquisada por alto e se descobre o quão caro são os aluguéis de casas de festas. Além disso, muitas vezes esses lugares não permitem buffet de fora, cobram taxa de rolha e até mesmo não permite que você faça sua própria decoração. Então pense bem: o terraço da tia, o quintal da avó ou mesmo aquela sala grande da sua casa podem salvar seu orçamento e bem decorados podem dar um show.

  • Tenho um espaço que eu possa utilizar? Tenho sim

O aniversário será feito na minha casa, logo meu orçamento já pulou de alegria.

  • Tenho alguma coisa em casa que posso aproveitar? Tenho muitas.

A outra dica que coloquei acima tem me ajudado muito nas montagens das minhas mesas. Sempre há um objeto, uma toalha, uma louça que você possa aproveitar na sua decoração. Como eu faço muitas festas e mesas, eu tenho quase todos os objetos que preciso, mas vou mostrar ao longo desses posts algumas dicas para quem não tem muitos objetos.

  • O que eu e as pessoas que vão “embarcar” comigo sabem fazer?

No meu caso seremos 3 pessoas. Creio que poderão me ajudar na confecção das lembranças e na montagem da mesa no dia da festa.

O que ficou como orçamento?

  • Comida;
  • Bebida;
  • Lembranças;
  • Forma de doces;
  • Balões;
  • Velas.

Meu próximo passo será definir a lista de convidados.

Abaixo coloquei fotos de algumas coisas que pretendo usar.

DSC_1494DSC_1495DSC_1496

Até o próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s