Dicas para montar sua festa: pode ter certeza, é possível.

No post passado eu disse que iria tentar escrever sobre organizar uma festa para uma quantidade média de pessoas. É claro que existe uma série de coisas que temos que pensar, medir, avaliar e colocar no papel, mas acredito que na montagem de uma festa só não pode faltar ALMA.

Por que alguns cuidam de todos os detalhes de uma festa? As respostas são variadas e vão desde “eu gosto” até “não tenho dinheiro”, mas a decisão de fazer uma festa deve partir da vontade de comemorar. Comemorar um aniversário, um casamento, bodas, a volta de um amigo…..COMEMORAR!!! e nada mais íntimo e ao mesmo tempo tão coletivo quanto uma festa.

Esse blá blá todo é só para falar que quando formos escolher um tema ou uma cor, isso tudo tem que nos dizer alguma coisa. Só aí você vai aprender o quanto é incrível observar num arranjo ou numa lembrança um sentimento que queremos passar.

Eu vou mostrar para vocês um exemplo do que eu estou falando:

arranjo mesa

Esse arranjo de mesa da festa da Liana tem uma série de itens que representam a alma dessa festa. A primeira é a caixinha em craquelê que começou a ser feita meses antes (eram 12 no total). Adoro artesanato e ver uma caixa de mdf ser transformada por mim foi incrível. As flores foram pesquisadas na internet e encontradas na Cadeg,numa tacada de sorte que só quem trabalha muito pode ter. E por fim, depois de muito procurar, o toque final foi dado por taças , pasmem, que eu tinha em casa. Impossível algo mais nosso que esse arranjo….e o mais incrível: só deu para saber se dava certo no dia.

Depois disso tudo, vamos para a parte prática:

  • Orçamento: por mais sonhos, ideias e criatividade que você tenha, uma festa custa dinheiro. E prepare-se, vai custar mais do que você imagina. Logo quando for fazer a lista de compras, vá até 90% do dinheiro que você tem. Chegar nos 100% ou ir além é transformar uma comemoração em pesadelo;
  • Quantidade de convidados: normalmente as pessoas começam pela a lista de convidados para depois pensarem no resto. Particularmente, acho que o ideal é montar o orçamento para depois pensar em convidados. Afinal de que adianta uma festa para 1.000 pessoas, com comida faltando e sem sequer uma mesa bonita para tirar as fotos que serão a lembrança desse momento?
  • Local: o local é muito importante para decidir o tipo de decoração que você vai utilizar. Tamanho, quantidade de ambientes e estilo são essenciais para definir o que você pode usar. A mesma decoração pode ser belíssima ou breguíssima dependendo de onde é colocada;
  • Tempo: o espaço de tempo entre o início do planejamento da festa e a festa propriamente dita é muito importante. Seja realista sobre a quantidade de coisas que você conseguirá fazer no tempo que você possui. Não adianta tentar fazer sozinha comida, lembranças, enfeites se o tempo que você tem só permite escolher a roupa da festa;
  • Quem e quantos vão “embarcar” nessa com você: isso é muito importante quando a festa é sua. Imagina uma noiva montando arranjos de mesa no dia do casamento. Nesses casos o melhor é usar a criatividade e escolher uma decoração que possa ser montada previamente;
  • Bom senso: esse nem precisa explicar. Ele é necessário para tudo na vida.

Se você buscar na internet, vai encontrar uma série de outras dicas chaves, mas na minha opinião essas são as essenciais e combinadas você consegue definir todas as demais e definir o seu PLANEJAMENTO. Por exemplo, se temos um orçamento pequeno, mas temos tempo e ajudantes dá para pensar em uma festa mais criativa e mesmo assim bela.

Nos próximos posts vou tentar combinar esses seis itens e montar com vocês alguns exemplos de festas.

No entanto, amanhã receberei  visitas e como vocês sabem, se tem visita tem MESA.

Aguardem

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s