Viajar para mim é quase que uma aula prática de um história estudada nos livros teóricos. Imagina então uma viagem para Portugal???
Poucos meses antes eu fui em Porto Seguro e olhando aquele mar eu pensava “como será encontrar o lado de lá???” Eu gosto muito de estudar pessoas, sejam elas reis, rainhas, amantes, enfim imaginar a sensação de quem viu a história acontecer naquele lugar.
Vou fazer alguns posts para vocês sobre esses lugares por onde passei, mas não como um roteiro turístico tradicional e sim como pano de fundo de sensações. Quem sabe vocês não se emocionam junto comigo???
Nessa viagem eu escolhi alguns personagens: minha eterna obsessão pela história de Inês de Castro,D. João VI, D. Pedro I e sua filha D. Maria II. Através desses personagens fui encontrando vários outros, uns encantadores, outros nem tanto, mas todos humanos como nós, mesmo vivendo naqueles castelos.
Em uma dessas leituras eu descobri, por acaso, o local onde D. João escreveu a carta em que avisava aos súditos que estaria abandonando Portugal e partindo para o Brasil, o Palácio da Ajuda, em Belém.
Conversando com vários amigos, percebi que quase nenhum visitou esse cantinho tão pitoresco de Lisboa. Fica numa subida na região de Belém e por ser alto tem uma vista linda.
O Palácio da Ajuda hoje é um museu, mas já foi palácio real e tem uma história pitoresca. Ele surgiu depois do grande terremoto que destruiu Lisboa e de início foi chamada de Barraca Real. Isso mesmo!!!! O então Rei, muito temeroso de um novo terremoto não queria viver sobre construção e fez uma magnífica Barraca real, até que um dia a tal barraca pegou fogo e daí surgiu um belo palácio. Foi reformado e virou lar de um outro personagem que me despertou interesse: a rainha Maria Pia, uma das mulheres mais bonitas que vi retratada naquelas paredes, que viveu lá até ter que fugir de Lisboa quando mataram seu filho e seu neto no famoso caso de regicídio que abala o poder monárquico de Portugal… ufa….
É fácil visitar o castelo quando você estiver fazendo o roteiro tradicional do mosteiro do Jerônimos, pastéis e torre de Belém (e aproveitando a luz mais linda que existe no mundo para tirar fotos). Eu fui de uber do mosteiro até lá, cerca de 5 minutos de subida em ladeira. A entrada é paga, mas quem tem lisboa card pode utilizá-lo. Tem uma arquitetura belíssima, um acervo de quadros, tapetes maravilhoso e muitas…… advinha o quê???? peças de jantar!!!! Não resisti.
Imagina um presente desses???
E montar uma mesa dessas?
Olha o detalhe!!!
Tudo bem, tirei fotos da entrada e da sala do trono também rsrsrs
Por último, um pouco da vista.
Vou deixar o link do palácio caso alguém se interesse em visitar . Quando eu fui estava super vazio e dava para apreciar com calma e sem um monte de turistas te empurrando em uma fila indiana forçada. Super recomendo.