Orçamento – Começando a organizar a festa

Hoje vou começar a reunir aquelas nossas seis regrinhas básicas para montar com vocês a nossa festa. Não vou definir se casamento, aniversário ou qualquer outro tipo de festa, mas vou procurar destacar como cada item pode ser usado para cada caso.

Quando falei em orçamento, não quis dizer apenas o valor que você tem para gastar no total, até porque muitas vezes esse valor é relativo. Nas festas em que temos um bom tempo para organizar, normalmente o dinheiro que temos para gastar é o que sobrou do mês, o que sabemos, em alguns casos varia muito. A minha dica para quem vai começar a organizar uma festa e está perdida é olhar ao redor:

  • Tenho um espaço que eu possa utilizar?
  • Tenho alguma coisa em casa que posso aproveitar?
  • O que eu e as pessoas que vão “embarcar” comigo sabem fazer?

Muitas vezes vocês vão perceber que essas três respostas vão ajudar você a economizar muito. Ter um espaço é o melhor dos mundos, afinal basta uma pesquisada por alto e se descobre o quão caro são os aluguéis de casas de festas. Além disso, muitas vezes esses lugares não permitem buffet de fora, cobram taxa de rolha e até mesmo não permite que você faça sua própria decoração. Então pense bem: o terraço da tia, o quintal da avó ou mesmo aquela sala grande da sua casa podem salvar seu orçamento e bem decorados podem dar um show.

No entanto, muita gente, assim como eu, não tem espaço para uma festa com mais de 20 pessoas. Nesse caso a busca pelo espaço tem que ser iniciada o quanto antes. Faça várias cotações e visitas, coloque-as na sua planilha de orçamento. A internet ajuda muito, porém tem uma coisa que aprendi com o aniversário da Liana, uma casa de festas próxima a sua casa é muuuuuuito bom. Avalie se não vale a pena pagar um pouco a mais se necessário.

No caso da festa da Liana a casa de festas era ao lado da minha casa. Pude visitar o espaço várias vezes e tirar dúvidas que apareciam na montagem da decoração. Os arranjos foram levados à pé, logo economizei com transporte (não tenho carro) e as flores ficaram bem mais bonitas. Isso sem falar no acesso dos convidados que moravam todos bem perto.

A outra dica que coloquei acima tem me ajudado muito nas montagens das minhas mesas. Sempre há um objeto, uma toalha, uma louça que você possa aproveitar na sua decoração. Lembram das taças colocados nos arranjos que falei no outro post? Ficaram perfeitas! Será que você não tem um bonito porta-retratos? Acho que eles são maravilhosos em festas de bodas, por exemplo. Outro objeto que fica muito bem em casamentos e bodas são aquelas lanternas orientais. Olhem que lindas.

lanternas-71

Nos próximos posts vou mostrar vários objetos que podem ser utilizados e reciclados, afinal quem não tem uma garrafa de vidro vazia?

O último item é conhecer as suas habilidades e as das pessoas que vão te ajudar. No meu caso eu e meus ajudantes conseguimos imaginar a decoração, montar arranjos, arrumar caixinhas e até iluminação, mas tudo que envolvia fogão realmente teve que ser comprado. Afinal não havia talento nem tempo para isso. Mas quem sabe você não tem um grande quituteiro por perto? Se você não contratar um buffet , talentos na cozinha serão necessários.

Respondida essas três perguntas, é hora de visitar lojas que vendem material de decoração de festas. Aqui no Rio, meu paraíso é o SAARA. Não compre nada nesse primeiro momento, pois como a decoração ainda não está definida, você correrá o risco de que mesmo que a sua compra pareça ótima, no contexto geral ela não seja utilizada.

Acho que com essas dicas, você já conseguirá montar um esboço de orçamento. Lembre-se muito cuidado com ele. Não transforme seu sonho em dívidas ou em uma decoração inacabada.

Saiba que esse período de montagem do orçamento é bem complicado. Você estará fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas um bom planejamento ajuda em todo o resto. Sem falar que para quem gosta, garimpar peças no Saara é um divertimento.

Até a próxima.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s