Depois de tantos preparativos, compras e seleção de ideias para montagem da mesa, chegou o Natal 🙂
Mais do que qualquer outra festa, Natal tem como símbolo uma mesa. É em uma mesa que ceiamos, oramos, enfim reunimos a família com todas as suas alegrias e tristezas. Digamos então, que o Natal seja o nosso melhor representante.
Vou começar esse post de uma forma diferente. Normalmente começo com fotos dos itens individualmente e no fim coloco a mesa pronta. Desta vez não, quero mostrar logo a vocês a minha mesa de Natal. Depois coloco os detalhes.

Como eu já tinha postado no “Preparativos para o Natal”, escolhi as cores tradicionais, verde, vermelho e dourado, para a base da mesa. Vários itens eu já tinha postado para vocês, mas sempre que monto a mesa me surpreendo como as peças ganham um brilho diferente quando estão em conjunto.
Vou começar a detalhar a mesa pela toalha. Lembram que falei que tinha comprado uma toalha linda em Fortaleza. Com uma base dessas qualquer mesa ficaria linda.

Vou falar agora dos pratos e sousplats. Desses dois, o primeiro que escolhi para a decoração foram os pratos. São da Porto Brasil e me encantaram pelos desenhos com detalhes em palha. Achei que esse detalhe em palha apesar de tropical casaria muito bem com a beleza da renda da toalha. Para realizar esse “casamento” precisava de algo que unisse esses dois estilos. Foi no sousplat de capim dourado que consegui essa combinação perfeita: o brilho da renda e a rusticidade da palha.
Nos próximos posts coloco mais detalhes desse encontro. Não vou detalhar agora, pois esse post ficaria gigante.
Na foto anterior já deu para observar os guardanapos que usei. Ainda não tinha comentado sobre eles, mas foram feitos por mim e Naty. São de cambraia bordada. Era um tecido antigo que sobrou aqui em casa e que encontrei por acaso. Achei que combinaria perfeitamente. Cortei, fiz a bainha (não ficou boa, mas foi o suficiente) e colamos esse galão dourado com cola quente. Para finalizar coloquei um sininho.

Para os talheres escolhi uma botinha de Papai Noel. Ficou bem delicado.
O marcador de lugares também entrou no clima: veio de Papai Noel.
Os nomes foram feitos nos últimos minutos, pois estava torcendo para os correios conseguirem entregar meus furadores.
Para as bebidas foram usadas dois tipos de taças: uma vinho mais clássica para a água e outra verde em bico de jaca para o vinho. A diferença de estilo deu um charme especial a combinação.


Agora passando para os arranjos. Também vou detalhá-los melhor em um post futuro. A parte baixa foi feita com 4 guirlandas, festões e fitas. No centro das guirlandas foram colocadas velas e os jarros com bolinhas de natal.
As velas eram vermelhas “banhadas de dourado” .
Os jarros além das bolas coloridas foram enchidos com água para que refletisse as cores da bolinhas. A ideia inicial era colocar uma vela flutuante, mas quando algumas bolas se soltaram e subiram, achei tão bonito que resolvi deixar assim mesmo.
Coloquei arranjos também nas cadeiras. Peguei essa ideia na internet e adaptei. Deu um trabalho prendê-los, mas ficaram bonitos e melhor…não caíram.

Lembram das panelinhas que comprei para o natal e acabei usando no niver da Naty??? Elas foram a sensação junto com o bacalhau.

Tudo estava já arrumado, quando Naty chegou com um detalhe que eu ainda não tinha conseguido comprar: Papai Noel e Boneco de Neve para pôr nos cantos vagos da mesa. Já tinha postado essa ideia, mas com anjos de pano.
Eles deram vida a mesa.
Por fim, vou colocar algumas fotos gerais da mesa.
Aguardem, nos próximos dias vou detalhar o passo a passo da montagem dessa mesa.
Espero que todos tenham tido um Feliz Natal.
Beijos.