Dicas para Festa de Ano Novo

Hoje eu vou repostar o primeiro post que eu fiz de mesa de Ano Novo. Foi o Feliz 2015, com uma festa muito especial.

Vamos olhar minha festa.

Resolvi optar pelas cores tradicionais. Prata, dourado e branco, porém usei muita juta na decoração da mesa como vocês vão perceber.

Vou começar com a decoração do corredor de entrada da minha casa. Resolvi fazer uma “cortina” de boa sorte. Cobri o teto com balões de látex dourados e brancos e pendurei fitinhas do Senhor do Bonfim. Tentei conseguir gás hélio para os balões, mas com o fim de ano parece que esgotaram todos os estoques. Fiz com durex mesmo. Gostei bastante do colorido, isso sem comentar a vibração positiva.

Bolões com fitinhas do Senhor do Bonfim
Balões com fitinhas do Senhor do Bonfim

corredor com bolas

Aproveitei a minha estante para montar o cronômetro oficial da festa. Consegui um site que disponibiliza cronômetro on line, conectei um notebook na TV e estava feito meu painel de contagem regressiva. Para ficar mais ano novo fiz um arco de balões e coloquei um 2015 laminado. Só faltaram os fogos, mas depois do Gato Raul aqui em casa percebi o quanto eles fazem mal aos bichinhos.

Arco com bolas
Arco com bolas. Desculpe a programação, mas essa foto ficou boa e resolvi postá-la mesmo sem o cronômetro ativado
Agora sim com a contagem regressiva
Agora sim com a contagem regressiva. Esses aí refletidos no espelho são meus queridos convidados

Agora sim, vamos para a mesa.

Infelizmente eu estava muito ocupada e esqueci de tirar uma foto exclusiva da toalha da mesa. Ela foi feita de pedaços de juta e colocada sobre uma toalha branca básica. Coloquei uma fita dourada nas pontas e pintei a juta com tinta com glitter para tecidos. Queria um pouco brilho na juta, mas jogar glitter em uma toalha seria loucura. Pesquisando, descobri essa tinta que se saiu muito bem.

Acho que a foto em que a juta aparece com algum detalhe é essa. Desculpa.

champagnheira

Não sei se vocês já repararam, mas o posicionamento da minha  mesa não ajuda muito com decorações que não sejam redondas. A minha sala é mais comprida do que larga, então nas fotos só consigo mostra a mesa pela sua cabeceira. Pensando nisso resolvi montar a mesa no estilo “carro alegórico”, ou seja, uma composição na cabeceira que vai se desenvolvendo ao londo da mesa e termina em outra composição. Vou colocar a foto e explicar a ideia.

mesa de ano novo

Na frente coloquei a decoração principal, o relógio sobre os vidros com bolas prateadas e douradas no interior. Após essa decoração (substituta do arranjo) coloquei as comidinhas e em seguida a composição final: os galhos secos dispostos já na outra cabeceira e formando um fundo com a minha imagem do Divino. Consegui esse tipo de colocação dos itens porque não havia disposição de louças e talheres.

Agora vou detalhar um pouco cada composição.

relogio sobre base de bola

Essa é parte da mesa que os convidados viam logo na entrada da sala. Nada melhor que um relógio para simbolizar o Ano Novo.  Ao lado do relógio coloquei anjinhos de cristal que eu já tinha em casa. Foram comprados em Gramado.

relogio

anjos luminosos

Aproveitei as laterais para pôr os potinhos com os talheres dentro. Eram potes de molho de tomate dentro de um saco de juta comprados prontas em lojas de embalagens para presentes. Coloquei uma fita em volta para segurar o saquinho.

Pote revestido com saco de juta e fitas
Pote revestido com saco de juta e fitas

Logo atrás dos potinhos foram colocados os pratos e o porta-guardanapos. Coloquei em ambos um laço de fita dourado. No caso dos pratos arrematei com um flor de pano branca (a mesma que decoraram os galhos secos).

Pratos com laços de fitas
Pratos com laços de fitas

No porta-guardanapos coloquei guardanapos de papel dourados e prateados.

Guardanapos de papel decorados
Guardanapos de papel decorados

Em seguida vieram as comidinhas. Tenho dois destaques: a bandeja com queijo coalho e salada caprese no copinho e os pães do tender em um saquinho.

queijo coalho e salada caprese

Salada no copinho
Salada no copinho

salada caprese2

Queijo coalho assado e orégano
Queijo coalho assado e orégano
Pães cortados dentro do saco de juta
Pães cortados dentro do saco de juta

Coloquei uns anjinhos luminosos espalhados pela mesa. Eles ficaram dentro de potes de molho reciclado para expandir melhor a luz. A foto não está muito boa porque teve que ser feita no escuro.

anjos piscantes de led

A mesa no escuro.

mesa com luzes desligadas

O fundo da mesa foi feito com os galhos secos decorados com flores de pano brancas. Para combinar com essas flores espalhei pétalas brancas pela mesa.

Galhos secos
Galhos secos
Detalhes das flores nos galhos
Detalhes das flores nos galhos

Por fim, vou mostrar os potinhos que fiz para colocar as sete uvas e distribuir para os meus convidados terem muita sorte no ano novo.

Potinho com as sete uvas
Potinho com as sete uvas
Laço azul, uma das cores de 2015

Espero que esse post ajude a todos vocês a ter ideias maravilhosas para começar bem esse ano que vai nascer já com tantas expectativas.Beijos

2 comentários

Deixe um comentário